quinta-feira, 18 de dezembro de 2008

Fausto de Charles Gounod

Faust, ópera em cinco actos, de Charles-Gounod (1818-1893):
Libreto: Jules Barbier (1825-1901) e Michel Carré (1821-1872) baseado na obra Faust de Johann Wolfgang von Goethe (1749-1832). Estreada em 1859, em Paris. (Parte I).
Teatro Nacional de São Carlos.
Orquestra Sinfónica Portuguesa.
Coro do Teatro Nacion
al de São Carlos.
Produção Oper Frankfurt
8. 12. 14. 16. Janeiro às 20:00h, 10. 18 Janeiro 2009 às 16:00h.


Direcção musical Enrico Delamboye.
Encenação Christof Loy.
Cenografia e Figurinos Herbert Murauer.
Desenho de Luz Olaf Winter.

"Quando a ópera Faust, de Gounod, estreou no Théâtre Lyrique, em Paris, o público e alguma crítica receberam-na com uma certa reserva. Mas este drama musical, inicialmente catalogado como opéra-comique devido à inclusão de secções faladas, mais tarde convertidas em recitativo pelo próprio compositor, viria a ser uma obra fundamental para a renovação do género operático em França. Compositores franceses como Berlioz e o jovem Bizet manifestaram a sua cumplicidade com a estética de Gounod abraçando uma ópera mais virada, ao nível da escolha dos textos, dos cenários e da própria composição musical, para a humanidade e individualidade das personagens. Uma tendência própria do Romantismo e um desvio às majestosas produções, centradas nos grandes eventos políticos e colectivos, dos compositores da geração anterior.
As primeiras edições literárias da lenda de Fausto surgem na Alemanha, no século XVI. Será, no entanto, a versão de Goethe, um género híbrido entre a poesia e o teatro, que marcará a geração romântica europeia e que servirá de referência base para o libreto da ópera de Gounod.
O trabalho de composição de Gounod começou em 1856 e foi prontamente estimulado pelo director do Théâtre Lyrique, instituição da maior importância para o desenvolvimento da cultura musical francesa no terceiro quartel do século XIX. O projecto terá, no entanto, sido suspenso durante o ano de 1857, depois de esboçados os três primeiros actos. Em 1858 seriam retomados os trabalhos e Faust estrearia no ano seguinte, após diversos cortes e alterações. Depois de introduzidos os recitativos, a ópera seria levada a vários palcos europeus, construindo um progressivo sucesso que a traria de volta a Paris, com récita na inauguração da nova sala de concertos do Théâtre Lyrique, em 1862." Texto Tiago Cutileiro, Marta Nunes
Intérpretes
Docteur Faust, Andrej Dunaev
Méphistophélès, Kevin Short
Marguerite, Patrizia Biccirè
Valentin, Klaus Kuttler
Wagner, Diogo Oliveira
Siébel, Kristina Wahlin
Marthe, Maria Luísa de Freitas